A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) 2020 (ano-base 2019), iniciativa de estímulo à qualidade dos planos de saúde.
Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são conhecidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e tem como objetivo promover maior poder de escolha para o beneficiário. Também oferece subsídios para melhorar a gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
O Hospital César Leite obteve o resultado final 0,4994 (sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido), conforme demonstrado abaixo:
Resultados detalhados
O Programa de Qualificação das Operadoras compreende diversos indicadores (chamados de dimensões) e é calculado de acordo com os dados extraídos pelos sistemas de informações da ANS ou sistemas nacionais de informação em saúde.
Na dimensão Sustentabilidade no Mercado que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores, o Hospital César Leite obteve nota 0,9950 (de uma escala até 1).
Já na dimensão Gestão de Processos e Regulação, que afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS, obteve nota 0,9960.
Na dimensão Qualidade em Atenção à Saúde que avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência o resultado alcançado foram 0,1381 (de uma escala até 1).
E por último, na dimensão Garantia de Acesso para verificar as condições relacionadas à rede assistencial, e que possibilitam garantia de acesso e oferta de rede de prestadores, o resultado foi 0,1996 (de uma escala até 1).
Mais informações sobre o Programa de Qualificação das Operadoras da ANS, assim como o resultado completo e detalhado podem ser conhecidos aqui: